Foto: Mario Duarte ® 2013. Todos os direitos reservados.

Conheça a maior cidade do oeste do Canadá

Foto: Mario Duarte ® 2013. Todos os direitos reservados.

Texto e Fotos: Mario Duarte

Vancouver é a maior cidade a oeste do Canadá e fica localizada no sudoeste da província de British Columbia, na península de Burrard entre a ilha de Vancouver e a fronteira com o estado americano de Washington. Com cerca de 600 mil habitantes na cidade e mais de 2.3 milhões na Grande Vancouver, é a terceira maior área metropolitana no país.

Ao nível do mar, protegida pela ilha de Vancouver de um lado e pelas montanhas do outro, a cidade tem um dos climas mais amenos de todo o Canadá, país famoso pelos invernos rigorosos. A cidade apresenta temperaturas médias em torno de 23ºC no verão e de 2ºC no inverno, com no máximo 2 semanas de neve por temporada.

Grandville street, a rua mais famosa da cidade.Foto: Mario Duarte

Granville street, a rua mais famosa da cidade. Foto: Mario Duarte ® 2013. Todos os direitos reservados.

Junto com as cidades americanas de Portland e Seattle, Vancouver faz parte da região da América do Norte conhecida como Pacific Northwest, possuindo semelhanças geográficas, climáticas, econômicas e culturais com suas irmãs americanas. Vancouver é sempre lembrada como uma das melhores cidades do mundo para se viver, de acordo com diferentes institutos internacionais de pesquisa.

Vancouver era um pequeno povoado conhecido como Gastown que em meados do século 19 vivia da exploração de madeira e do comércio de peles. Na época, devido ao isolamento causado pela distância e pelo fato de que o Canadá era um país recém criado, procurando uma identidade, reconhecimento e estrutura no leste, British Columbia ainda era uma colônia Britânica.

Verão na praia de English Bay, a mais popular da cidade. Foto: Mario Duarte

Verão na praia de English Bay, a mais popular da cidade. Foto: Mario Duarte ® 2013. Todos os direitos reservados.

Tudo isso mudou em 1871, quando em um acordo com o governo Canadense, a colônia se juntou à federação se tornando a 7º província do Canadá, em troca da extensão da ferrovia Canadian Pacific Railway até a cidade. Com isso, veio o crescimento acelerado, o povoado virou cidade, Gastown virou um bairro e a nova cidade passou a se chamar Vancouver, em homenagem ao Capitão da Marinha Britânica George Vancouver, que explorou a região no final do século 18.

Atualmente a cidade de Vancouver recebe imigrantes e turistas de todos os lugares do mundo e curiosamente também canadenses, que são atraídos pela beleza natural, ótimo clima e estilo de vida diferenciado que faz de Vancouver uma cidade fora do comum.

 

Leave a Comment