Foto: Jonathan Cordova ® 2013. Todos os direitos reservados.

Os bairros: o West End

Foto: Jonathan Cordova ® 2013. Todos os direitos reservados.

Texto e Fotos: Mario Duarte / Fotos: Jonathan Cordova

Tudo acontece no West End, o bairro mais popular de Vancouver. O final da zona oeste de Vancouver tem uma localização privilegiada, com a praia de English Bay de um lado e o centro da cidade do outro, o que atrai milhares de turistas e moradores de outras partes da cidade, lotando os restaurantes, bares, a praia mais popular da cidade e o Stanley Park.

Uma das vizinhanças mais emblemáticas de Vancouver, são raros os acontecimentos da cidade que não passam pelo bairro. O famoso show de fogos de artifícios Celebration of Lights acontece na praia de English Bay entre julho e agosto, e atrai milhares de pessoas todo ano para ver a competição entre países, que lançam seus fogos a partir de uma barca no mar. Outro evento famoso na cidade é o Sun Run, corrida de 10 km que passa pelo bairro e por dentro do Stanley Park.

A competição de fogos Celebration of Lights. Foto: Jonathan Cordova

A competição de fogos Celebration of Lights. Foto: Jonathan Cordova ® 2013. Todos os direitos reservados.

No coração do West End pulsa a famosa Davie Street, símbolo da diversidade sexual e uma das regiões mais pró GLBT do mundo. No final de semana da Pride Parade a rua é fechada por vários blocos e um verdadeiro carnaval acontece na rua, além da própria parada, que segue por várias outras ruas do bairro. Boa parte das danceterias mais famosas da cidade ficam na Davie Street, e nas noites da cidade acontece uma migração em direção ao West End em busca de diversão.

A praia de English Bay se transforma nos longos dias do verão, com inesquecíveis pores do sol às dez da noite e com seus bares, restaurantes e food carts lotados todos os dias. Com as marinas esvaziadas, centenas de barcos partem para aproveitar English Bay e o estreito de Burrard, onde é possível aproveitar um jantar romântico para ver o pôr do sol no meio do mar e ainda aproveitar para ver as baleias orcas, símbolo da região.

A preia de English Bay lotada no verão. Foto: Mario Duarte

A praia de English Bay lotada no verão. Foto: Mario Duarte ® 2013. Todos os direitos reservados.

Outra atração do West End é a Denman Street, lotada de restaurantes de ponta a ponta e ligando a praia ao Stanley Park. A rua é a personificação do espírito internacional da região com representantes da culinária do mundo todo, entre elas culinária da Bulgária, Vietnam, Afeganistão, Malásia, Grécia, França, Itália e até uma churrascaria Brasileira. Sem dúvida um passeio para se fazer a pé, seja do parque até a praia ou o contrário.

Além de tudo isso o West End é destino de muitos Brasileiros que chegam para morar na cidade, em busca do visual e das facilidades de estar perto do centro, das escolas e das muitas opções de entretenimento.

 

Leave a Comment