Turistando… Uber x Taxi

Esse post não tem nada a ver com Vancouver e nem mesmo com o Canadá, mas tem a ver com quem utiliza bastante o serviço de taxi ou de Uber pelo mundo afora. Não estamos aqui para  discutir sobre a política e impostos e toda a guerra por trás do Uber x Taxi, mas sim o serviço que é oferecido principalmente para quem está fazendo turismo. Conselho se for turista, vá de Uber e já vem a explicação para tal.

Pois bem… tem uma lenda que diz que muitos taxistas, principalmente de lugares bem turísticos, quando percebem que a pessoa é de fora, acaba fazendo a corrida tour, ou seja que demora muito mais pra chegar no destino final do que deveria, no Brasil ainda temos o taxímetro que ajuda a precificar a corrida, porém se você for na Colombia ou no México isso não existe o que faz com que o  motorista cobre o quanto bem entender pela corrida.

Bem longe de dizer que isso é uma regra, claro que a maioria das pessoas são honestas, mas já pagamos um valor superior usando taxi em São Paulo do que utilizando o Uber e com um serviço bem inferior. Fora que muitas vezes os taxistas que ainda não se renderam à tecnologia acham que o passageiro tem a obrigação de informar a rota de como chegar ao seu destino e muitas vezes pedem pra utilizar o seu, isso mesmo, o seu smartphone!

Em nossa tour pelo Mexico tivemos a oportunidade de utilizar os dois serviços e quanto menos turística a cidade menor é o seu gasto. Por exemplo em Cancún uma corrida de 15 minutos ou 5 minutos podem custar os mesmos $200 pesos e geralmente os carros são do tipo segura a porta e vai. Já em Monterrey pelo mesmo roteiro ida e volta chegamos a pagar $120 na ida e $180 na volta e a frota também pode ser bem precária… Nessas cidades o serviço de Uber não foi utilizado. Além do alto custo pelo serviço que as vezes podem ser precários, os motoristas enxergam em você uma mina de ouro e não te largam de jeito nenhum querendo fazer todas as corridas do seu dia, te colocando medo e cobrando um preço abusivo. Em Guadalajara a experiência com os taxistas foram melhores, eles realmente queriam fazer o serviço bem principalmente depois que identificar que éramos brasileiros. Chegando na Cidade do México, o modo Uber foi ativado e apesar das corridas serem bem maiores que 15 ou 20 minutos, o investimento mais alto até agora foi de $111 pesos.

Não acreditamos que os motoristas do Uber são diferentes dos motoristas de taxi, o que é fato é que o Uber é um serviço “politicamente” correto, pois aceita a sua corrida sem saber muita coisa sobre você, exceto o fato de que você tem um cartão de crédito (essa é na verdade o único senão do Uber, não é todo mundo que pode utilizar), e acaba cobrando a tarifa regular para todos os passageiros e com a vantagem de que sempre sabem onde estão indo além da água, carros descentes e afins. Por isso que no fim do dia, se estiver turistando por aí, o nosso conselho é: Vá de Uber!

uber vs taxi

Comments are closed.